Agende-se: Pacs participa da jornada de lutas Rio 2016 Jogos da Exclusão

jgoos-da-exclusão

Entre os dias 1o a 5 de agosto acontece a Jornada de Lutas contra os Jogos da Exclusão. Serão cinco dias intensos de atividades, rodas de conversa, oficinas autogestionadas, lançamentos de publicações e atividades culturais que culminarão em um grande ato no dia da abertura dos Jogos.

O Pacs, integrando o Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas, estará lançando o livro Atingidas: história de vida de mulheres na cidade olímpica. O lançamento acontece no dia 3 de agosto, quarta-feira, a partir das 10h e contará com uma roda de conversa. O livro traz fotografias e perfis jornalísticos com histórias de vida de mulheres marcadas pelas violações de direito no contexto das Olimpíadas.

Confira aqui mais detalhes do livro>>

Resistências e auto-organização das mulheres na cidade

Na tarde do mesmo dia (3) vamos ocupar o Largo São Francisco para trocar experiências e ouvir depoimentos de mulheres que estão na luta diária contra às violências impostas pelo modelo de “cidade olímpica”, que tem intensificado processos de exclusão e segregação na cidade.  São mulheres que todos os dias enfrentam a desigualdade de gênero que sustentam a sociedade patriarcal, machista e sexista em que vivemos. Desses embates cotidianos, essas mulheres fazem da resistência o caminho para criação de outras possibilidades e formas alternativas de se viver e se organizar nos territórios da cidade.
Confirme presença: //goo.gl/1oJtwt

Quem paga a conta da Olimpíada?

No dia 4 de agosto, quinta-feira, acontece uma oficina sobre orçamento das olimpíadas a partir do levantamento feito pelo Pacs e compilado nos boletins Rio de Gastos.

O prefeito Eduardo Paes insiste em afirmar que esses Jogos serão realizados com dinheiro da iniciativa privada. Será verdade?  Enquanto isso, em nível estadual, o decreto de calamidade pública que tem como objetivo salvar a Olimpíada em detrimento dos salários dos funcionários públicos e dos direitos da população escancara a verdadeira face desses Jogos da Exclusão. Mas o que realmente está acontecendo? Estas e outras questões serão tema da oficina que acontece no IFCS, a partir das 10h da manhã.

Confirme presença: //goo.gl/EtmtFW

Fuente: PACS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *