No último sábado (14), o povo haitiano voltou a sofrer com um novo tremor de magnitude 7,2. O terremoto ocorreu às 8h29 (9h29 de Brasília) a 12 quilômetros da cidade de Saint-Louis-du-Sud, localizada a cerca de 160 quilômetros da capital Porto Príncipe, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Autoridades do país anunciaram que até esta terça-feira (17) os números dão conta de que pelo menos 1.400 pessoas morreram e 6.000 ficaram feridas. A primeira assistência médica após a tragédia foi dada por médicos cubanos.
A situação do Haiti se agrava ainda mais com a chegada do ciclone tropical Grace que atinge a mesma região já afetada pelo terremoto. O ciclone causa fortes chuvas com ventos de grande intensidade e dificulta a busca por sobreviventes. Neste cenário, nossa solidariedade é urgente e necessária.
Desde 2004, com a ocupação da Minustah no Haiti por decisão do Conselho de Segurança, depois que os EUA consumaram o golpe de estado, a Rede Jubileu Sul/Américas se soma a outras organizações da sociedade civil na luta permanente pela soberania e autodeterminação do povo haitiano.
A Rede Jubileu Sul Brasil se solidariza com o povo haitiano e se une à campanha internacional para mobilizar apoio financeiro para a ajuda humanitária necessária neste momento de dor para as famílias haitianas, que enfrentam ao mesmo tempo os desafios presentes na realidade política, econômica e social do país.
Afirmando nossa comunhão nas lutas do povo haitiano, seguimos de mãos dadas com nossas irmãs e irmãos até que o país encontre o caminho para sua soberania e autodeterminação, com justiça e paz para todas as pessoas.
Vamos unir forças para fazer chegar a ajuda humanitária que o povo haitiano tanto precisa nesse momento? Participe da ação internacional Solidariedade ao Haiti liderada pelo Comitê Pró Direitos Humanos de Porto Rico.
São Paulo, 17 de agosto de 2021
Rede Jubileu Sul Brasil