Haiti: Nossa solidariedade é urgente e necessária

No último sábado (14), o povo haitiano voltou a sofrer com um novo tremor de magnitude 7,2. O terremoto ocorreu às 8h29 (9h29 de Brasília) a 12 quilômetros da cidade de Saint-Louis-du-Sud, localizada a cerca de 160 quilômetros da capital Porto Príncipe, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Autoridades do país anunciaram que até esta terça-feira (17) os números dão conta de que pelo menos 1.400 pessoas morreram e 6.000 ficaram feridas. A primeira assistência médica após a tragédia foi dada por médicos cubanos. 

A situação do Haiti se agrava ainda mais com a chegada do ciclone tropical Grace que atinge a mesma região já afetada pelo terremoto. O ciclone causa fortes chuvas com ventos de grande intensidade e dificulta a busca por sobreviventes. Neste cenário, nossa solidariedade é urgente e necessária.

Desde 2004, com a ocupação da Minustah no Haiti por decisão do Conselho de Segurança, depois que os EUA consumaram o golpe de estado, a Rede Jubileu Sul/Américas se soma a outras organizações da sociedade civil na luta permanente pela soberania e autodeterminação do povo haitiano.

A Rede Jubileu Sul Brasil se solidariza com o povo haitiano e se une à campanha internacional para mobilizar apoio financeiro para a ajuda humanitária necessária neste momento de dor para as famílias haitianas, que enfrentam ao mesmo tempo os desafios presentes na realidade política, econômica e social do país.

Afirmando nossa comunhão nas lutas do povo haitiano, seguimos de mãos dadas com nossas irmãs e irmãos até que o país encontre o caminho para sua soberania e autodeterminação, com justiça e paz para todas as pessoas.

Vamos unir forças para fazer chegar a ajuda humanitária que o povo haitiano tanto precisa nesse momento? Participe da ação internacional Solidariedade ao Haiti liderada pelo Comitê Pró Direitos Humanos de Porto Rico.

Doe por PayPal pelo e-mail: info@vamospr.org
Na observação, escreva: Haiti

São Paulo, 17 de agosto de 2021

Rede Jubileu Sul Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to a friend