Jubileu Sul Brasil: Água é bem comum indispensável

Por Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social

Celebramos, no dia 22 de março, mais um Dia da Água. E para que a celebração esteja à altura deste bem natural que nos mantém vivos, vale a pena realizar ações durante a Semana da Água. A água e o sol são as principais fontes da energia que a vida precisa. Não há vida sem água e sem sol. Por isso, precisamos estar atentos e mobilizados para garantir que o ciclo da água, que depende também do sol, mantenha com vida os solos e os seres vivos de todos os biomas.

Entre as atividades que promoveremos em 2019, sugerimos que seja dada prioridade ao cuidado da relação entre água e floresta. A depender da realidade da localidade e da região, mobilizem pessoas, comunidades e poder público para cuidar das nascentes ainda existentes e para recriar os ambientes necessários para o renascimento de nascentes que secaram pelos maus tratos que as atingiram. Cuidem também das águas dos córregos e rios, promovendo sua limpeza e descontaminação.

O plantio de diferentes tipos de árvores do bioma é prática indispensável para esse cuidado. Por outro lado, como sabemos que dependemos da Amazônia para que não faltem chuvas, apoiemos as iniciativas dos povos daquele bioma em favor do fim da derrubada da floresta para criar bois e produzir soja envenenada, em favor do fim da construção de hidrelétricas que ferem a matam os rios e seus povos e biodiversidade, em favor do fim das agressões das mineradoras. Mais ainda, apoiemos suas iniciativas de aumentar a produção sem destruir da floresta, mantendo vivos os rios terrestres e os voadores.

Estamos enviando, junto com este convite, alguns materiais que podem servir de apoio para trabalhos de educação popular e para favorecer mobilizações em defesa da água. E como o sol é igualmente fonte de via, apoiemos as iniciativas que lutam para que ele seja a principal fonte de produção da energia que precisamos, libertando os rios e superando nossa dependência da energia com queima de fontes fósseis e usinas nucleares. Cuidemos da Água para que ela nos abençoe e nos mantenha com vida saudável!

 

Fuente: Jubileu Sul Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *