Lançamento: Brasil, 200 anos de (in)dependência e dívida

No marco do bicentenário da independência do Brasil, a publicação reflete sobre as dívidas sociais acumuladas e chama atenção para as reparações necessárias e urgentes.

Imagem divulgação

Por redação | Jubileu Sul Brasil

As comemorações pelo bicentenário da independência do Brasil se deram num cenário de campanha para as eleições gerais no país, com o governo do atual presidente fazendo uso eleitoral da data que deveria ter mobilizado uma ampla reflexão política, econômica e social a respeito do momento em que a nação se encontra, diante da movimentação geopolítica em curso no mundo, com grande impacto para os países do Sul global.

“Nada mais substancialmente profundo que completar 200 anos de independência no contexto que temos. O atual governo explicita as contradições mais profundas da construção histórica, cultural, social, política e econômica do Brasil” destaca a organizadora do livro, Sandra Quintela, que é economista, educadora popular e articuladora da Rede Jubileu Sul Brasil.

Explicitando a crítica da Rede a respeito dos eventos que marcaram a data histórica, Sandra completa: “A independência se fez a partir da garantia de que questões como a posse, o controle da terra, o trabalho escravo e os privilégios da elite não fossem tocadas. Estamos falando de uma nação que nasceu de costas para seu povo, comprada por uma dívida com Portugal que se acumulou com a dívida que o país já tinha com a Inglaterra e que, sem pudor ou vergonha, foi transferida para o povo brasileiro. Entretanto, esse processo não foi tranquilo. Houve resistência e ainda há. Diversas”.

Leitura crítica

A ideia da crítica histórica e econômica está assinalada no próprio nome do livro que coloca o prefixo “in” entre parênteses — (in)dependência — indicando que estamos falando de um processo incompleto, cheio de debilidades e incoerências em sua gênese.

“Os 13 artigos compartilhados na publicação indicam um caminho de leitura crítica a respeito da independência ainda a se realizar, especialmente para a população brasileira empobrecida, que luta por direitos fundamentais”, destaca o texto de apresentação da obra que tem entre seus autores nomes que se identificam e se completam no esforço de propor caminhos para a construção da verdadeira independência que o população brasileiro merece e para a qual, com sensata teimosa e ativa esperança, não mede esforços em se organizar e mobilizar, a partir dos povos, dos territórios e dos espaços de resistência.

Os artigos são assinados por: Alessandra Miranda, Alfredo J. Gonçalves, Aline Miglioli, André Lima Sousa, Dirlene Marques, Fabio Luis Barbosa dos Santos, Helder Gomes, José Valdeci Santos Mendes, Luis Fernando Novoa Garzon, Magnólia Said, Marcos Arruda, Nilo Sergio Aragão, Polly Policarpo, Rosa Marques, Rosilene Wansetto, Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos e Excluídas, Sandra Quintela e Virgínia Fontes.

A publicação é uma iniciativa da Rede Jubileu Sul Brasil em parceira com a 6ª Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos e Excluídas. O formato permite que os artigos possam ser usados como instrumento de formação em momentos coletivos como rodas de conversa, seminários ou encontros, além de também poderem ser lidos de forma espontânea, individualmente. Trata-se de um conteúdo valioso para movimentos populares, organizações sociais, educadores/as populares e estudantes.

O livro impresso será distribuído em diversas cidades do país. Como forma de contribuir para que este conteúdo alcance um número maior de pessoas, a Rede Jubileu Sul Brasil disponibilizou uma chave pix e incentiva a contribuição solidária de R$ 20,00 por exemplar, além de doações a partir de R$ 50,00 ou outros valores para que as equipes possam distribuir o livro a quem não tem como fazer uma contribuição solidária. A primeira tiragem foi de 1.000 exemplares.

Programação de lançamentos

Durante todo mês de novembro vários eventos vão marcar o lançamento da publicação em diversas cidades do Brasil. Acompanhe a programação atualizada nas redes sociais do Jubileu Sul Brasil, 6ª Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos e Excluídas. Todos os eventos de lançamento contarão com a presença de autores da obra.

Eventos agendados

17/11: Lançamento online
Local: Facebook e YouTube do Jubileu Sul Brasil e entidades parceiras
Horário: 19h
Autores presentes: Rosa Marques, Fábio Luis Barbosa, Aline Miglioli, Sandra Quintela, Alessandra Miranda, Ari Alberti, Rosilene Wansetto dentre outros

25/11: Lançamento no Rio de
Janeiro (RJ)

Local: Armazém do Campo – Av. Mem de Sá, 135 – Centro
Horário: 19h

Autores/as presentes: Sandra Quintela, Marcos Arruda e Virgínia fontes

29/11: Lançamento em São Paulo (SP)
Local: a confirmar
Horário: 19h30
Autores presentes: Alessandra Miranda, Aline Miglioli, Rosa Marques, Sandra Quintela

A publicação no formato digital também ficará disponível na biblioteca da Rede Jubileu e das organizações parceiras a partir de dezembro de 2022.

Chave PIX para doações solidárias:

PIX: 08.623.318/0001-04 (CNPJ)

Banco do Brasil

Titular: Instituto Rede Jubileu Sul Brasil

 

Fuente: Rede Jubileu Sul Brasil

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to a friend